SALMO 139 - Versículos 1 a 18

02/07/2011 10:41

Por Carlos Alberto Egídio Gomes

Assim como um servo se dirige ao seu senhor, nós também nos chegamos a Deus com reverencia e temor. Comparando com um súdito que necessita falar com seu rei, nossa relação com Deus, salvo infinitas proporções, é assim que devemos nos portar diante dEle.

No Salmo 139, seu autor, Rei Davi, que era empossado de tamanha autoridade, começa a escrevê-lo mostrando sua dependência e submissão a Deus, todo poderoso, quando o chama de SENHOR.

O ser humano sabe e sente que Deus esquadrinha seu ser, por mais que alguém tente se esconder de Deus, seu íntimo, ou sua consciência o alerta que Deus está ciente de tudo o que se passa em sua vida. Mesmo aquelas pessoas que adoram outros deuses, senão o da Bíblia Sagrada, sente isso.

Quando alguém assume que Deus conhece todas as coisas, que Ele sabe e entende todas as coisas, que Ele sonda no mais íntimo do ser humano, é porque essa pessoa tem íntima comunhão com Deus e reconhece Seu atributo da onisciência. Deus é onisciente e possui conhecimento absoluto de tudo, ou seja, Deus possui uma ciência universal, nada foge do Seu saber.

Então podemos dizer que ninguém poderá se esconder ou ocultar algo do Deus Vivo, o Todo Poderoso. Deus sabe até mesmo quando nos assentamos, quando nos levantamos. Ele esquadrinha nossos pensamentos, Ele nos observa, estuda nossas ações, nos analisa com atenção e cuidado. Que alegria sabermos que servimos a esse Deus, que se interessa por nós.

É magnífico saber que Deus já sabe o que vamos falar antes mesmo que nossa língua tenha pronunciado alguma palavra. Tremendo é Nosso Deus, que lê nossos pensamentos e nada lhe fica obscuro. Assim, nada que pensamos fica em particular, pois Deus é o primeiro, a saber, do que se passa em nosso cérebro.

ALELUIA (palavra hebraica que significa louvai, Yahveh, e que indica alegria), muitos gritam, poucos entendem seu significado. É essa a palavra certa pra descrever aquilo que sentimos quando entendemos das maravilhas de Deus. Essa alegria (santa) temos quando percebemos que Deus nos cerca pelas costas e pela frente, sua mão está sobre nós. Ele nos guarda, nos livra, nos protege. Cercar é fazer com que nada nos atinja, é estar em nossa volta a todo tempo formando uma barreira inatingível.

Essas coisas são maravilhosas demais pra nossa mente obter um entendimento claro. Nossa mente é incapaz de compreender e de atingir o nível do poder de Deus.

Seria possível alguém se ausentar do Espírito de Deus? Ou seria capaz o ser humano de fugir de sua onisciência? É certo que não, onde quer que estejamos, Deus está lá também. Imaginemos se pudéssemos nos esconder em outro planeta, ou melhor, em outra galáxia, ou se mesmo pudéssemos nos esconder no abismo mais profundo da terra, e se pudéssemos nos ocultar nos confins dos mares, mesmo assim seria impossível estarmos ausentes da presença de Deus. Por mais que pareça estranho, Deus está até mesmo no inferno, sim, não como salvador, mas como julgador. É Ele quem criou todas as coisas e nada está ausente da sua glória.

O versículo 13 é com certeza um dos mais atraentes no salmo 139, pois quando Deus, através de seu servo Davi diz: “Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no ceio de minha mãe”, é de deixar qualquer cientista ou médico estarrecido.

Imaginemos a gestação de um bebê, aquele minúsculo feto, quando atinge sua 8ª semana, começa a ganhar um formato de ser humano, e já podem ser observados braços, pernas, olhos, nariz e boca, nesse estágio, o feto mede apenas 1,0 cm (um centímetro). Não há que se questionar as palavras do Senhor, quando Davi diz que no seio de nossa mãe, Deus entrelaçou os fios de carne do nosso corpo, tecendo então esse formato que vemos hoje, e tudo isso foi feito no útero da madre antes mesmo de alcançarmos o formato de feto no tamanho de 1,0 cm (um centímetro).

Deus é perfeito, e somente um Ser, onisciente, onipotente e onipresente seria capaz de tal façanha, ninguém mais.

Nossa alma sabe muito bem do modo demasiadamente maravilhoso com o qual Deus nos criou. Ele entreteceu os tecidos de nosso corpo e muito antes disso já nos conhecia e seus olhos havia nos contemplado ainda como substância sem forma, antes mesmo de atingirmos o formato de embrião ou feto.

Além de todas essas maravilhas feitas por Deus, como se não bastasse, Ele possui a maior biblioteca do universo. Deus registrou em livro todos os dias de nossas vidas, desde o início, quando ainda éramos substâncias informes, até o último dia. Tudo está anotado por Deus, suas obras, suas ações, tanto aquelas boas quanto as más.

A obra de Deus é admirável, palavra alguma seria capaz de descrever tal poder, pensamento algum chegaria aos pensamentos de Deus. Suponhamos que conseguíssemos contar os grãos de areia, o que é impossivel para qualquer um de nós, assim são os pensamentos de Deus, infinitos, incontáveis.

Que Deus, o Todo Poderoso, Onisciente, Onipresente e Onipotente, esteja nos abençoando e nos fazendo entender Suas Maravilhas.